quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pré-Modernismo (II) JECA TATU - Monteiro Lobato

Pobre Jeca Tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade!
Jeca mercador, Jeca lavrador. Jeca filósofo...
Quando comparece às feiras, todo mundo logo adivinha o que ele traz: sempre coisas que a natureza derrama pelo mato e ao homem só custa o gesto de espichar a mão e colher (...) Nada mais.
Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço — e nisto vai longe.
Começa na morada. Sua casa de sapé e lama faz sorrir aos bichos que moram em toca e gargalhar ao joão-de-barro. Pura biboca de bosquímano. Mobília, nenhuma. A cama é uma espipada esteira de peri posta sol chão batido.
Às vezes se dá ao luxo de um banquinho de três pernas — para os hóspedes.Três pernas permitem equilíbrio;inútil,portanto,meter a quarta,o que ainda o obrigaria a nivelar o chão. Para que assentos, se a natureza os dotou de sólidos, rachados calcanhares sobre os quais se sentam?
Nenhum talher. Não é a munheca um talher completo — colher, garfo e faca a um tempo?
Seus remotos avós não gozaram maiores comodidades. Seus netos não meterão quarta perna ao banco. Para quê? Vive-se bem sem isso.
Se pelotas de barro caem, abrindo seteiras na parede, Jeca não se move a repô-las. Ficam pelo resto da vida os buracos abertos, a entremostrarem nesgas de céu.
Quando a palha do teto, apodrecida, greta em fendas por onde pinga a chuva. Jeca, em vez de remendar a tortura, limita-se, cada vez que chove, a aparar numa gamelinha a água gotejante...
Remendo... Para quê? se uma casa dura dez anos e faltam "apenas" nove para que ele abandone aquela? Esta filosofia economiza reparos.

LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo, Brasiliense, 1948. p. 245-6.

VOCABULÁRIO
biboca: Casa humilde com cobertura de palha.
bosquímano: Indivíduo dos bosquímanos, povo sul-africano.
espipar: Esticar, estender.
peri (ou piri): espécie de junco do qual se fazem esteiras; piripiri.
munheca: Mão.
remoto: Antigo, distante.
seteira: Fresta.
nesga: Pequeno espaço.
gretar: Rasgar.
gamela: Vasilha de madeira ou barro.

MARGENS DO TEXTO

1. O que podemos concluir ao compararmos a personagem de Monteiro Lobato com o índio Peri, de José de Alencar, e os bravos e orgulhosos caboclos dos romances regionalistas do mesmo período?

2. Em Jeca Tatu, Monteiro Lobato investe contra a idealização do caboclo, apontando algumas das suas características negativas. Qual delas é a mais criticada no texto?

3. “Jeca mercador, Jeca lavrador, Jeca filósofo...” Este parágrafo refere-se ao Jeca de Monteiro Lobato ou aos caboclos dos romances românticos?

4. Você crê que Monteiro Lobato queria chamar a atenção para uma realidade que deveria ser mudada ou pretendeu apenas ridicularizar o caboclo? Por quê?

Exercícios retirados de
MAIA, João Domingues. Português: volume único. 2. ed. são Paulo: Ática, 2005. p. 344-345.

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